Em 1959, como Assessor Técnico do Departamento de Educação ,fui designado pelo Secretário da Educação Professor Queiroz Filho, para uma missão especial estudar e resolver um problema Educacional grave que estava ocorrendo no I.E. Valentim Gentil, em Itápolis.
Foi Minha primeira incumbência no setor. Fui a Itápolis e constatei que 3 Professoras efetivas, por Concurso, não conseguiam ministrar suas aulas em virtudes de acusações muito graves. Estudei a situação da Escola, da Direção e dos alunos. Havia muitos interesses em jogo. Não foi fácil.

clique para ampliar clique para ampliar
Itápolis Designação - Diretor Efetivo
A mídia em São Paulo noticiava o fato diariamente e tive que usar de muita calma para encontrar a solução. Fiz um relatório ao Secretario de Educação, relatando a situação e fazendo sugestões que foram aceitas na totalidade pelo Secretario.

Com as medidas por mim sugeridas o caso foi resolvido e a Secretaria da Educação foi elogiada por toda a imprensa e a cidade e o Colégio de Itápolis voltaram á normalidade.

Fui muito elogiado e daí em diante minha carreira deslanchou fazendo com que me tornasse o solucionador de problemas. E, foram muitas das missões que se seguiram, todas felizmente resolvidas com êxito, graças ao meu espírito imparcial.